sexta-feira, 20 de novembro de 2015

[RESENHA] Os 13 porquês - Jay Asher

Autora: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Gênero: Romance/Drama
Classificação: 5 estrelas

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
_______________________________________________________________
Genteee,
O que falar desse livro??
Estava querendo ler ele a quase 2 anos. E porque eu não li antes? Bem, não tinha dinheiro para comprar o livro, que inclusive acho um pouco caro e me recusava a ler em digital. Achei que alguém me daria de presente. Porém, não tive essa sorte e acabei me rendendo ao livro digital.
         Sobre o livro? MEUUUUUUUUUUUUUUU DEUUUUUUS QUE LIVRO É ESSE.
Valeu a pena esperar todo essa tempo desejando ele, pois ele não me desagradou em nada, ao contrario, ele supriu todas as minhas expectativas.
         O livro conta a história de Hannah. O Suicídio dela.  Antes de se suicidar, ela grava várias fitas, dizendo 13 pessoas e 13 motivos que a levaram a cometer suicídio. E essas fitas, são o ápice da historia.  
Hannah envia as gravações um dia antes de sua morte para a primeira pessoas da lista, o primeiro motivo. Essa pessoa recebe uma caixa de sapatos com varias fitas sem saber do que se trata, sem remetente e tem que escutar todas elas, assim saberá porque ela foi um motivo e toda a história que gira em torno da morte de Hannah. Depois deve repassar a caixa para a próxima pessoa que ela cita na gravação. Sem poder contar pra ninguém. Louco né? Muito!
Quando a caixa chega na casa de Clay (nona pessoa a receber), ele fica curioso para saber quem a enviou. Ao ouvir a voz de Hannah se assusta e não consegue entender porque o recebeu e também porque ele é um motivo, sendo que ele não se lembra de ter feito algo ruim para ela. Então ele começa a escutar as fitas para desvendar esse mistério.
“Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não tem noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.

         A cada motivo uma nova pessoa. A cada pessoas uma nova historia. Cada historia interligada com outra.  E você, vai querer escutar cada uma delas, quer dizer, ler cada um delas.
         Se você não leu ainda, leia. Se você leu e gostou, faça parte do meu time. Se você leu e não gostou, azar o seu, de o seu livro a mim (HAHA).  
          Bom, então é isso. Espero que vocês tenham gostado da Resenha.

BEIJOOOS