quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Diário Roacutan - Início

Oi Gente, tudo bem? 

Quando eu criei o blog o objetivo era apenas postagens direcionadas ao universo literário. Mas eu decidi expandir e falar um pouco sobre o meu tratamento com o Isotretinoína que é  o genérico do Roacutan




Para que serve

O Roacutan (Isotretinoína) é indicado no tratamento de acnes graves e quadros de acnes resistentes a tratamentos anteriores.


Minha História

Deis dos 9 anos sofro de acne, mas foi aos 12 anos que realmente elas começaram a aparecer muito (como eu sofri bullying). Na época passei em uma dermatologista que me passou logo de cara o Roacutan. Tomei por 2 meses, até que tive que me mudar de casa e procurei outra dermatologista que estivesse mais perto para prosseguir com o tratamento. Porém, a nova dermato não autorizou, porque eu era muito nova e a idade minima para usar esse remédio é de 15 anos. Fiquei muito brava, pois por mais que eu usei por pouco tempo já dava para perceber uma enorme diferença na minha pele. Então eu decidi esperar eu fazer 15 anos e voltar para começar o tratamento de novo.

Aos 16 anos voltei com outro dermatologista (meu atual), minha pele já não estava tão ruim como antigamente, não tinha muita espinha, porém sempre tinha duas ou quatro que acabavam ficando semanas no rosto.
Como as minhas acnes não eram graves o meu dermato decidiu que eu fizesse o tratamento com ácidos, fiquei quase 3 anos fazendo esse tratamento e nada. Então, ele chegou a conclusão que minhas espinhas são resistentes e já estava na fase da mulher adulta. Finalmente ele me passou o Isotretinoína (AMÉM!!!!). Ah antes ele me passou uma série de exames de sangue para fazer e deram tudo OK.


Bom, eu tomo 40 mg por dia, ou seja, dois comprimidos antes do almoço, ás vezes eu tomo antes da janta (tanto faz, só tem que tomar antes de uma refeição), mas meu dermato indicou tomar antes do almoço porque ai não acontece de esquecer (NUNCA ESQUEÇA!!!!!). Tem que usar protetor solar sempre (uma vez fiquei 5 minutinhos no sol sem protetor e minha pele ardeu muitooo, então nunca deixam de usar mesmo) e evitar o máximo de pegar sol, mas se for pegar reforce o protetor solar. Hidratante labial também é fundamental, pois os lábios ficam ressecados. Uso também um hidratante a noite porque a pele fica seca.

Meu tratamento tem duração de 6 meses e eu estou no 3° mês. Até então foram meses tranquilos. Na 2° semana de tratamento apareceu 3 espinhas enormes no meu rosto, ficou por alguns dias e depois não apareceu mais . Até que no comecinho do 3° mês apareceu mais duas espinhas que demoraram para ir embora. Agora não tenho mais nenhuma espinha no rosto, apenas as cicatrizes das acnes (espero que depois possa tirar com outro tratamento). Ah, também não posso fazer limpeza de pele porque minha pele está muito sensível.

Meus Efeitos Colaterais: 


  • Lábios ressecados;
  • Enxaqueca;
  • Cabelo muito seco;
  • Queda de cabelo (gente ta caindo muito mesmo);
  • Minha pele não está mais oleosa;
  • Pele sensível (não posso usar maquiagem que arde);
  • Emocionalmente instável;


Não tenho foto minha para mostrar o antes de depois. Mas separei algumas imagens para vocês terem uma noção.




Por enquanto é isso pessoal, próximo mês vou fazer os exames de sangue novamente e falo para vocês se deu alguma alteração. Espero que tenha ajudado, alguma dúvida deixe no comentário que eu respondo.



BEIJOOS